Home / hidratacao /

Hidratação, A Chave Para Se Manter Ativo…

Hidratação física

Hidratação, A Chave Para Se Manter Ativo…

by admin
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

Para evitar ficar fora da academia por cãibras, perdendo dinheiro e os músculos já conquistados, procure sempre ficar atento a sua hidratação, prevenindo o desequilibro mineral e a deficiência de vitaminas (para as funções básicas do corpo).

Se fizer a opção por se manter hidratado através de bebidas esportivas, procure as marcas que possuem potássio, sódio e magnésio para melhorar nos níveis de energia. Bebidas com taurina também são recomendadas, pois estudos recentes mostraram eficácia na redução de dores musculares, diminuindo o estresse oxidativo e os efeitos causados pelos exercícios. O uso de um bom ZMA no período noturno também ajuda no equilíbrio de água do corpo.

Quando é feito o uso de suplementos, é imprescindível beber mais de dois litros de água por dia. Eliminar as toxinas, transportar os nutrientes, hidratação celular e formação da célula são as funções que mais interessam os atletas. A ausência de água no organismo, não importando o horário que seja, causará uma perda considerável no desempenho durante as sessões de treino.

O consumo de água ao decorrer do dia afeta de maneira direta o desempenho dos exercícios, por realizar o transporte dos nutrientes obtidos dos alimentos a todo o corpo. Por isso é importante buscar o equilíbrio de água.

Para esse equilíbrio, considere os momentos de repouso como de pouca perda de água, e momentos de exercício de alta intensidade como de muita perda de água. Se costuma passar 80 minutos na academia realizando exercícios intensos, seu consumo será igual a de um maratonista que percorre provas de 2 horas. O consumo de água pelo corpo pode ser afetado também por outros fatores, como a roupa usada, o consumo recente de álcool, cafeína e a gordura corporal total.

O equilibro também é importante para evitar uma intoxicação por água. Esse efeito ocorre quando há muita água a ser processada pelos rins, podendo causar uma insuficiência cardíaca e uma lesão nos tecidos esqueléticos.

Conhecer a sua perda é essencial para conhecer qual deve ser a sua ingestão, evitando assim uma perda de desempenho. Para um conhecimento rápido, se pese uma vez antes do treino e depois do treino. Como a queima de gordura durante a série de exercícios é muito baixa, 95% do peso perdido é atribuído a água que seu corpo utilizou para transportar nutrientes e para manter uma temperatura adequada.

Tenha sempre a certeza de estar bem hidratado no começo do exercício, caso contrário, a hidratação muscular ocorrida durante as séries será ineficaz. Para isso, comece a aumentar a quantidade de água ingerida duas horas antes dos treinos.

Durante a prática dos exercícios, a falta de água interfere no funcionamento das vias metabólicas e do sistema cardiovascular. Se ocorrido com frequência esse efeito, os resultados começaram a aparecer de forma negativa nos controles de desempenho atlético, não importando a prática esportiva do atleta.

A desidratação crônica é uma forma de redução de pesos utilizada por lutadores, como de boxe e MMA.  É usada em dias antes da pesagem, de forma a reduzir o peso de forma rápida e bruta para classificar um lutador na categoria abaixo. Saiba que a prática dessa forma de redução de peso traz uma perda acentuada de desempenho e afeta negativamente a saúde, mesmo quando feita com a supervisão de profissionais qualificados.

E importante ter o hábito de tomar água varias vezes ao dia e não somente nos momentos de sede. A resposta de sede do humano é ineficaz, mesmo quando os níveis de água se encontram baixos.

O consumo correto de água é um dos pilares para a energia, para a resistência e potencializa os resultados dos treinos, por isso, assim como planejar uma alimentação correta ou um programa de exercícios eficaz, é de igual importância um planejamento no que se refere aos  horários e quantidade de água ingerida, durante todo o dia

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Share this article

EmailEmail
PrintPrint
Pinterest
EmailEmail
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×