Home / atividade fisica /

Como iniciar uma atividade física

exercicios_m_abdome_casa_f_011

Como iniciar uma atividade física

by admin
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

Atividade física, uma grande aliada da sua saúde.

São muitos os estudos que mostram a importância da atividade física para nossa vida, principalmente para quem deseja emagrecer. Fazer atividades físicas é uma forma de prevenir muitas doenças e ajudar o corpo a trabalhar ainda melhor. O resultado disso não podia ser melhor. É sua vida ainda com mais qualidade. Mas ao decidir fazer uma atividade física ficamos sempre na dúvida de como iniciar essa atividade física. Por isso, agora, vamos passar o passo a passo de situações que precisa fazer para que a sua atividade física seja um sucesso.

 mitos-e-verdades-sobre-atividade-fisica-2-111

1-    Primeiro é necessário que faça uma avaliação com um médico para que ele veja o real estado do seu corpo e verificar se a atividade que pretende desenvolver é ideal para ele. Se tiver ou já tenha tido alguma doença ou histórico na família de doença cardíaca, problemas ósseos e nas articulações ou diabetes não deixe de contar para o profissional.

2-    Faça todos os exames que seu médico solicitar para que possa fazer as atividades o mais rápido possível. Nos exames ele saberá se tem algum problema que deve considerar com o inicio das atividades.

3-    Faça uma atividade física que lhe dê prazer. Do contrário não irá durar mais que três meses. Pode ser feito na academia, em casa, ou até mesmo ao ar livre. Preferencialmente no lugar que deixe você mais a vontade.

 qual-atividade-fisica-e-mais-indicada-para-voce-690x350

4-    Depois de escolher a atividade, providencie os materiais adequados para os exercícios. Para andar de bicicleta é preciso usar capacete, se for correr ou caminhar é ideal que use tênis e roupas leves, para nadar é preciso roupa de banho, toalha e toca. Se informe e providencie tudo.

5-    Se for possível, faça as atividades todos os dias. Não sendo possível, procure alternar e fazer pelo menos três vezes na semana. Mas é preciso ter uma constância para que seu corpo entenda o que está acontecendo com ele. Para atividades muito intensas, como de musculação, por exemplo, não deixe de reservar um dia para descanso dos músculos.

6-    Fique atento as reações de seu corpo. No começo é normal sentir alguma dor, mas persistindo é sinal que precisa ir devagar com as atividades. Diminuir a carga pode ser uma boa saída. Não havendo carga veja como está sendo feita a execução e corrija os erros.

7-    A cada trinta minuto de treino procure ingerir algum carboidrato leve. Nada de fazer atividade em jejum. Isso só é prejudicial para o seu corpo. Depois da atividade também é preciso se alimentar bem.

 Atividade-física-no-trabalho

8-    A hidratação do corpo é mais que necessário. A cada trinta minutos de atividades é preciso consumir pelo menos de 300 a 500 ml. Quanto mais tempo e esforço fizer mais suor irá eliminar e seu corpo precisa se hidratar para suportar a perca de líquidos.

9-    Antes e após os treinos não deixe de fazer atividades de flexibilidade e de alongamento para que seu corpo não venha a ter um encurtamento muscular e evitar problemas nas articulações.

10- Se achar necessário, até como forma de estímulo, convide um amigo. Sabendo de alguém que faz a atividade que deseja se auto-convide. Mas não desista. Junto com alguém é sempre mais fácil. Afinal, há segundas feiras que pode ser motivadoras para começar a mudar os hábitos de vida. Como há outros que podem derrubar sua vontade.

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Share this article

EmailEmail
PrintPrint
Pinterest
EmailEmail
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×