Home / exercicios /

Comece seu programa de corrida semanal…

corrida

Comece seu programa de corrida semanal…

by admin
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

Não é tão difícil quanto parece começar um programa de corrida – Mesmo que você não esteja fisicamente ativo, se começar da forma correta, logo descobrirá os benefícios para o corpo e para a mente que alguns minutos de corrida podem proporcionar

Planeje suas atividades, dentro do seu cronograma diário, reserve entre 20 e 30  minutos, 3 vezes por semana.

Organize seus dias de corrida de uma forma que permita seu corpo se recuperar entre as sessões. Geralmente um dia de corrida e outro de descanso é o suficiente. Com o tempo os benefícios da corrida serão tantos para seu corpo e mente, que vai parecer que você foi picado pelo bichinho da corrida.

Compre um bom par de tênis de corrida.

Por se tratar de uma atividade de impacto, procure boas marcas, uma boa loja que recomendo com excelentes preços e calçados de qualidade e que você pode comprar pela internet sem medo é a Dafiti. Clique Aqui e Conheça a Loja Virtual. As consequências que um calçado de baixa qualidade podem acarretar não valem a pena a economia em um bom par de tênis. Lembre-se o intuito da corrida é trazer bem estar físico e mental, e não lesões e problemas em seus joelhos e coluna.

Faça alongamentos antes e depois de correr

Existem evidências suficientes sobre os benefícios que um bom alongamento antes e outro após cada sessão de exercícios físicos traz para a sua atividade. Faça alongamentos separados para cada grupo de músculos. Clique aqui e saiba como se alongar da maneira correta. Fazer alongamentos no final de cada sessão de corrida, vai ajuda-lo a se livrar do ácido láteo, que é o que ocasiona a dor muscular após as atividades físicas.

Mantenha uma postura adequada enquanto corre

Mantenha seus braças no nível da cintura, relaxe suas mãos e mantenha uma boa postura. Evite balançar-se demais, e procure pisar suave no chão reduzindo a pressão nos joelhos e articulações. Repare que a maioria dos corredores profissionais, aterrizam seus pés a partir do calcanhar, passando pelo meio do pé até chegar ao poto final que são os dedos. Se durante a corrida você tentar correr com as pontas dos pés, isso vai magoar os músculos de suas canelas causando-lhe dor.

dicas-extras-de-corrida

Respire

Respire com naturalidade, ou concentre-se em uma técnia de respiração. Muitos argumentam que a melhor técnica de respiração é a de inspirar pelo nariz, expandindo completamente os pulmões e expirar pela boca. O nariz é um excelente filtro de ar, especialmente quando corre em ambientes abertos como praças públicas e ruas, respirar pelo nariz previne alguns acidentes, como engolir insetos. Expirar pela boca permite que o seu corpo se livre do dióxido de carbono e do calor corporal de forma mais fácil.

Torne sua corrida um hábito

Entre em forma devagar com seu programa de corrida. Em pouco tempo você irá de sedentário a 5 Km por corrida, geralmente em 2 meses você atinge essa marca. Correr com alguém ou em grupo aumenta sua motivação para permanecer com seu programa de corrida semanal. Especialmente no início um amigo de corridas pode ajudar muito na criação do hábito. Certifique-se de que estão no mesmo nível e concordam com o plano de corrido, pois caso contrário a parceria não vai durar muito tempo. Quando correr em grupo, procure manter-se no mesmo ritmo dos demais, acelere quando eles aceleram, porém não passe do limite. Saiba se policiar e ir somente até onde seu corpo permitir.

Dicas e advertências para uma boa corrida

No princípio não se preocupe com a velocidade. Procure correr mais devagar e aumente gradativamente a velocidade, conforme seu corpo for se adequando.

Procure manter a constância em sua velocidade. Utilize o teste da fala. Você deve se sentir confortável para falar enquanto corre, se estiver faltando folego, diminua seu passo da corrida.

Procure estipular um tempo por dia, ou uma determinada metragem, e tente bater sua meta todos os dias, sempre aumentando gradativamente.

Faça um pequeno aquecimento, com alguns minutos de caminhada, alongue-se e comece sua corrida.

Procure expirar quando seu pé esquerdo bater no chão, isso evita as pontadas laterais, pois quando expiramos batendo o pé direito, isso aplica uma pressão no seu fígado que está do seu lado direito, que depois puxa o diafragma, o que ocasiona a dita pontada lateral.

Para um desafio maior, de forma gradual procure inclinações que sejam mais íngremes, ou procure correr em areias macias.

Se for adepto de engenhocas, utilize um reprodutor de áudio e fone de ouvidos, isso ajuda a manter a concentração.

Consulte regularmente um médico para te auxiliar em seu plano de corrida.

Não se sinta pressionado a aumentar o ritmo. Siga o fluxo do seu corpo, e só aumente quando realmente se sentir confortável e preparado para isso.

Quando terminar a corrida, procure continuar caminhando por um período para seu corpo desaquecer de forma gradual.

Mantenha-se hidratado 

Faça um alongamento final, e vá para casa, descansar.

Divirta-se

Correr é uma excelente maneira de ficar em forma enquanto espairece a mente. A maioria dos autodenominados corredores, concordam que correr faz muito bem para o corpo e para mente.

Até o próximo post,

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Share this article

EmailEmail
PrintPrint
Pinterest
EmailEmail
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×